Palavra do Presidente
Sep 14 2016

É com muita honra que assumo a Venerança desta tão nobre e tradicional Loja.
Não devemos nos esquecer que estamos aqui para evoluirmos e para tanto temos o dever de estudar. Possuímos nossa própria filosofia e estudo, buscando abrir os horizontes, através da cultura e da leitura, mudando nossas vidas pela mudança de seu pensar, graças à educação por bons hábitos.

Lapidamo-nos como líderes e sábios! Todos os membros dessa Augusta Oficina recebem seus “conselheiros” como amigos. Aqui não há verdade absoluta, só o respeito e a amizade. Com o tempo percebemos através de nossos atos e pensamentos, o quanto estamos progredindo e evoluindo… ou não!

Não nos “apegamos” ao conhecimento: Este é o nosso objetivo! Nesta constante busca pelo saber aprendemos que o conhecimento de nada serve sem sabedoria, e que a aquisição de “bons hábitos” é a chave para obtê-la. Provamos ao Homem que ele pode “TUDO”, e que tudo o que acontece na sua vida e ao seu redor, está ligado diretamente a ele, através de seus pensamentos, suas atitudes, suas ações, seus sentimentos, suas emoções, seus desejos e suas vontades… Se aprendermos a entender o seu interior, a nossa missão, saberemos o que podemos, e o que não podemos, nossos limites, e com isto seremos ajudados ou prejudicados…

Devemos ter em mente que todo grupo necessita de união, de metas e de objetivos e para que esses objetivos sejam alcançados é preciso que essa união seja em nível de confiança e esta confiança precisa de pureza, caso contrário, reinará a desconfiança… Esta pureza é sentida nos fundamentos de nossa iniciação e no próprio ato em sí, e é exatamente aí que reside toda a essência de nossa irmandade, o laço que nos mantém unidos e que configura um segredo impossível de ser revelado. Deveríamos aprender a dominar nossos pensamentos e suas emoções, entendendo ninguém tem o direito de fazer nos sentirmos bem ou mau, triste ou alegre, a não ser que o assim o permitamos. Todos vivemos em comunidades, em grupos, em sociedade, por isso é imprescindível que nos entendamos, uns aos outros e principalmente a nós mesmos. O objetivo de aqui estarmos é desenvolver nossos conhecimentos e investigar a sabedoria, tendo nesta caminhada que nos proteger dos preconceituosos, dos ignorantes, dos maldosos, dos perversos, dos invejosos, dos ardilosos e de tantos outros que desejam evitar que os seres humanos adquiram conhecimento ou cresçam financeira, intelectual, espiritual e moralmente. Protegemo-nos e auxiliando-nos mutuamente é o que reza a Maçonaria, onde cada um é senhor do seu progresso e tendo como seu único inimigo, a sí próprio. Devemos entender que conhecimento só se obtém com muita perseverança. Não se oferece sistema de salvação algum, não há garantia de passagem para o céu, muito menos para o inferno. Cerquemo-nos de bons hábitos e bons assuntos, garantindo assim a harmonia desejada em qualquer loja Maçônica.

Devemos nos lembrar sempre, que fomos nós que escolhemos estar aqui!!!